Delegação pernambucana viaja a Brasília para participar da 4ª Conferência Nacional de Cultura
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, evento começa nesta segunda (4) e segue até a próxima sexta-feira (8) com a participação de 42 delegadas e delegados pernambucanos
Pernambuco, 4 de março de 2023 – Com ampla adesão da sociedade civil e de representantes das mais diversas linguagens artísticas, Pernambuco participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). Dos aproximadamente 1.300 delegados previstos para participar do evento, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), 42 são pernambucanos eleitos na etapa estadual, realizada em novembro do ano passado. A 4ª CNC será realizada a partir desta segunda (4) e até a próxima sexta-feira (8), com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.
Para a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, a 4ª CNC será um importante espaço para a proposição de estratégias de articulação e cooperação institucional no setor cultural entre os entes públicos e a sociedade civil. “Estamos felizes com a delegação eleita e que representará Pernambuco e toda nossa potência cultural plural e diversa na Conferência Nacional de Cultura, que é muito esperada e que será a maior já realizada no nosso País”, destaca Cacau de Paula.
A coordenadora da delegação pernambucana, Yasmin Neves, que também foi coordenadora da 5ª Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco (5ª CEC-PE), destaca que existe uma grande expectativa para a 4ª CNC porque há anos não era realizada uma conferência nacional voltada para a cultura.
“Foi um trabalho incrível Pernambuco ter aprovado 14 propostas que serão discutidas durante a Conferência Nacional. Estamos com 42 delegados, representando as linguagens e as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. Acredito que este vai ser o maior evento que o setor cultural vai ter neste ano”, ressalta Yasmin Neves.
Durante a 5ª CEC-PE, participaram mais de 330 delegados e delegadas, representantes de 86 municípios de Pernambuco e de linguagens artísticas, que elegeram os 40 delegados e delegadas ((27 da sociedade civil, 13 governamentais e 2 indicados pelo Conselho Estadual de Políticas Culturais) e aprovaram 14 propostas que representam Pernambuco na 4ª Conferência Nacional de Cultura.
Os delegados pernambucanos estão divididos em seis eixos temáticos propostos pelo Ministério da Cultura: Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Uma das delegadas participantes é Janaína Melo, do segmento de Cultura Popular, de Matriz Africana. “Estou indo para a Conferência Nacional de Cultura com a expectativa de criar um grande diálogo, respeitando a democratização, principalmente as diferenças territoriais e regionais. Pernambuco é um Estado riquíssimo no que diz respeito à cultura, e o sentimento é de responsabilidade porque vamos dialogar durante cinco dias o que ficou para trás nos últimos dez anos, além de focarmos nas propostas futuras”.
Quem também participa da Conferência Nacional representando Pernambuco é a delegada Sulamita Santos, eleita para representar a gastronomia do Estado. “Espero muito que a 4ª Conferência Nacional de Cultura seja um ambiente produtivo para a área cultural, seja um ambiente diverso, com críticas, pensamentos, reflexões, que possa promover cada dia mais a cultura do nosso País e de Pernambuco”.
Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a 4ª CNC vai reunir mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.
A Conferência é promovida pelo MinC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI).
Deixe uma resposta