SISTEMA TAPACURÁ EM MANUTENÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA (28)
A Compesa programou para a próxima quarta-feira (28) uma paralisação do Sistema Tapacurá, por 24 horas, para realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva. As ações serão iniciadas às 07h e finalizadas às 07h da quinta-feira (29). Como as atividades não podem ser feitas com o sistema em funcionamento, será necessário suspender o abastecimento de água de bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes, além do município de Camaragibe.
Dentre os serviços programados está a retirada de um vazamento em trecho da Adutora Tapacurá, localizado no Curado IV, Jaboatão dos Guararapes, uma tubulação de 1.500 milímetros e com alto grau de complexidade para a sua execução. Este vazamento foi identificado há algum tempo e controlado por meio da instalação de uma abraçadeira, uma vez que para realizar serviços desse porte é preciso desenvolver um planejamento para a execução das intervenções, agregando outros serviços para otimizar o tempo da paralisação do sistema.
Segundo o gerente de Produção da Compesa, Euris Santos, esse planejamento é fundamental para que nossos clientes também possam se preparar, com antecedência, para o período da suspensão temporária do fornecimento de água. “Pedimos a compreensão da população para a necessidade dos serviços de manutenção e recomendamos que todos economizem água neste curto período das intervenções “, explicou.
Os técnicos aproveitarão a parada para substituir equipamentos como válvulas e registros, e realizar manutenções eletromecânicas nas unidades que compõem o Sistema Tapacurá, responsável por 30% do abastecimento da Região Metropolitana do Recife. Para Euris, os serviços de manutenção são essenciais para melhorar a performance operacional dos sistemas de abastecimento de água e devem ser feitos periodicamente.
A expectativa da Compesa é retomar a distribuição de água para as áreas afetadas a partir das 07h da quinta-feira (29). A regularização do abastecimento ocorrerá de forma gradual e de acordo com o calendário.
O gerente da Compesa adianta, ainda, que áreas do Recife que são atendidas pelos Sistemas Pirapama e Tapacurá terão queda de pressão durante a execução dos trabalhos. “Essas localidades receberão água apenas de Pirapama e, por isso, a vazão distribuída será reduzida (conferir áreas abaixo). Os imóveis com reservatórios podem nem sentir essa queda de vazão”, finalizou Euris Santos.
Localidades com abastecimento suspenso por 24 horas:
– Camaragibe: todo o município.
– Jaboatão dos Guararapes: Alto da Colina, Bulhões, Jaboatão Centro, Curado I, Curado Il, Curado III, Curado IV, Curado V, Engenho Velho, Floriano, Padre Roma, Santana, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, Muribequinha, Vista Alegre, Alto Bartolomeu, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião, Alto Santa Teresinha, Manassu, Vargem Fria, Vila Rica, Cavaleiro e Pacheco.
– Recife: Apipucos, Caxangá, Cidade Universitária, Coqueiral, Cordeiro, Casa Forte, Casa Amarela, Curado, Dois Irmãos, Sítio dos Pintos, Sítio São Brás, Engenho do Meio, Iputinga, Areias, Barro, Caçote, Estância, Jiquiá, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió, Macaxeira, Mangueira, Monsenhor Fabrício, Santana, Monteiro, Parnamirim, Poço da Panela, Prado, Roda de Fogo, San Martin, Tamarineira, Torre, Torrões, Totó, Várzea, UR-7 Várzea, Vasco da Gama, Zumbi, Brasilit, Detran, Ilha do Joaneiro, Alto 13 de Maio, Alto do Mandú, Alto Santa Isabel, Madalena, Boa Vista, Paissandu, Coelhos, Derby, Ilha do Leite, Soledade, Graças, Espinheiro, Rosarinho, Aflitos e Santo Amaro.
Localidades com baixa pressão:
– Recife: Ilha de Joana Bezerra, Santo Antônio, Afogados, São José, Cabanga, Coque, Boa Viagem, Imbiribeira, Ipsep, Bongi, Mustardinha, Mangueira e Ilha do Retiro
Deixe uma resposta