Delegada Gleide Ângelo acompanha ministra em comunidade carente do Recife
A deputada Delegada Gleide Ângelo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, acompanhou a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, durante uma visita a Favela do Papelão, no bairro de São José. Elas participaram de uma escuta ativa junto às mulheres da comunidade. A estadual Rosa Amorim e os federais Carlos Veras e Maria Arraes também presenciaram o momento.
A favela é conhecida por apresentar um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano da capital, onde as famílias vivem, majoritariamente, do recolhimento de papelão, plástico e ferro. As condições são subumanas e predominam a falta de saneamento, de calçamento e de espaços públicos de lazer.
“Só podemos fazer políticas públicas realmente transformadoras quando escutamos aquelas pessoas verdadeiramente conscientes, comprometidas e engajadas com as transformações de suas realidades. O que houve esta tarde aqui no Papelão é o embrião para uma mudança social real. Podemos contribuir em muitas das demandas trazidas por essas mulheres, como a necessidade de creches e de investimentos para a geração de renda. Estamos em parceria com o prefeito João Campos para a formação de turmas voltadas para o empreendedorismo em toda capital. Vamos trabalhar para trazer nossos cursos também para a mulherada daqui”, destacou a deputada, fazendo alusão ao Programa Qualifica Recife, desenvolvido em parceira com a Prefeitura da Cidade e que já capacitou mais de sete mil pessoas para o mercado de trabalho.
No projeto, a Delegada se destaca por ser uma importante agente de articulação entre a Secretaria do Trabalho e Qualificação Profissional do município e as comunidades. “Temos de levar a infraestrutura e o investimento às áreas de mais difícil acesso, onde, muitas vezes, os moradores não tem sequer o dinheiro da passagem para chegar em locais mais centrais”, completou.
CASA DA MULHER — A agenda da Ministra Cida Gonçalves em Pernambuco segue até o próximo sábado (24). Nesta sexta, ela estará
no Palácio do Campo das Princesas, onde assina os acordos de cooperação técnica para a construção de três unidades da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco, que vão ficar em Recife, Petrolina e Caruaru. Em seguida, participa da instalação da Câmara Técnica de Políticas Públicas para as Mulheres do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Já no sábado, em Caruaru, haverá a inauguração do Centro de Qualificação para Mulheres. Lá também, Cida vai conhecer o terreno onde será construído a primeira unidade da Casa da Mulher Brasileira em Pernambuco.
IMPRENSA
Alissa Farias
Imagens — Americo Santos
Deixe uma resposta