Plano de Segurança de Água da Compesa para áreas de morro da Zona Norte do Recife entra em nova fase
O Plano de Segurança de Água nos Morros da Zona Norte do Recife entrou na fase de debates e capacitação das equipes. O convênio entre a Compesa e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está a seis meses da entrega do produto final, que é um conjunto de manuais de operação que será adotado pela Companhia a partir do próximo ano. Nesta semana está sendo promovida uma capacitação com foco nas soluções encontradas pela fundação e um amplo debate com as equipes da Companhia acerca da viabilidade técnica para a elaboração de projetos, realização de obras, operação e manutenção do Sistema de Abastecimento de Água nas áreas de morro.
A abertura do evento, nesta segunda-feira (26), contou com as presenças do secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo, do presidente da Compesa, Romildo Porto, da diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, e do coordenador da FADE – UFPE, Roberto Coutinho.
O convênio tem como principal objetivo a elaboração de estudos com inovação tecnológica para o abastecimento de água nos morros da zona norte da capital, envolvendo conhecimento sobre as características da área, compreensão de todos os processos envolvidos e integração de diversas áreas de conhecimento. Os resultados obtidos vão contribuir para a gestão e procedimentos em situações cotidianas e emergenciais, incluindo a conscientização e participação das comunidades envolvidas. As soluções foram elaboradas de acordo com as particularidades das áreas de morros.
“O convênio com a fundação viabilizou estudos fundamentais para fortalecer as condições de prestação dos serviços da Compesa e atendimento das populações nas áreas de morro, de forma adequada e com um maior controle operacional. Nesta fase estamos apresentando e discutindo os estudos dos produtos entregues à Companhia”, pontuou o presidente da Compesa, Romildo Porto.
Produtos do Plano de Segurança de Água
O plano de segurança dos morros compreende a elaboração e entrega de 16 produtos, dentre os quais estão diagnósticos geológico, urbanístico, ambiental, social, técnico operacional, estabilidade dos principais reservatórios dos morros da Zona Norte do Recife, proposições de curto, médio e longo prazo, plano de contingência, instruções de serviços e procedimentos legais, além dos manuais de operação, produção, projetos e obras, que serão entregues em dezembro deste ano. A expectativa da Compesa é incorporar ao seu planejamento de ações, a partir do próximo ano, as soluções inovadoras desenhadas para o abastecimento de água dos morros.
“A ideia que a gente consiga debater nesta fase questões como o uso de tecnologias apontadas para os projetos de implantação de rede e as melhores práticas para manutenções em áreas de difícil acesso, que é um dos grandes desafios da empresa nos morros, em função da expansão da área”, explicou o gerente de Empreendimentos da Região Metropolitana e responsável pelo controle e monitoramento do abastecimento dos Morros da Compesa, Miguel Gustavo Araújo.
O plano deve beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas que vivem nas áreas de morro da Zona Norte do Recife. O investimento no convênio foi da ordem de R$ 4 milhões, pagos pela Compesa ao longo dos 30 meses de contrato.
Deixe uma resposta