Literatura: Livro ‘Luiz Gonzaga e a Religiosidade’ é lançado no Polo do Repente
José Marcelo, natural de Fortaleza, no Ceará, lançou, neste sábado (10), o livro intitulado ‘Luiz Gonzaga e a Religiosidade’, em Caruaru. Esse é o 10° livro de autoria do escritor sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga. O palco do lançamento não poderia ser outro e aconteceu no Polo do Repente.
O livro, que fala sobre um tema atemporal, que é a religiosidade, mostra como era a relação do artista com a fé e como ela era retratada em suas composições, citando nome de santos como São João, Festa de Santo Antônio e outras. Uma curiosidade é um QR Code, na abertura do livro, que traz, na voz de Luiz Gonzaga, um depoimento sobre sua mãe.
“Minha paixão por Luiz Gonzaga começou desde criança. Eu tinha um tio que era sanfoneiro e tocava muitas canções de Luiz, o que acabou se tornando minha grande referência”, conta o escritor.
Passaram ainda pelo Polo do Repente: Projeto Sesc: Bate Papo sobre o Projeto Leia Cordel; dupla de emboladores de coco: Barra Mansa e Caetano da Ingazeira; declamação de poesias com Raudênio Lima e Sandoval Ferreira de Iati – Garanhuns; dupla de repentistas: Jairo Silva e Jeferson Silva e, encerrando a noite, Em Cantos e Poesia.
Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga do Nascimento, também conhecido como ‘Rei do Baião’, foi uma figura da música popular brasileira. Sempre acompanhado de sanfona, zabumba e triângulo, foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levando o baião, o xote e o xaxado, para todo o país.
Deixe uma resposta