Prefeitura do Jaboatão inicia 1ª Campanha de Vacinação Contra Brucelose
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Companhia Municipal de Agricultura e Abastecimento (Comab), realiza a 1ª Campanha de Vacinação Contra a Brucelose com o objetivo de reduzir a incidência e prevalência dessa enfermidade nos rebanhos bovinos. O objetivo é tornar as propriedades livres e monitoradas para Brucelose, visando a médio e longo prazo a erradicação desta doença no município. A equipe está em campo, desde quarta-feira (8), para aplicar as doses.
A previsão é que a campanha tenha duração de quatro meses e, nesse período, serão utilizados dois tipos de vacinas, sendo a B19 em 300 bezerras de 3 a 8 meses de idade, e a vacina RB51, que visa imunizar 500 fêmeas bovinas acima de 8 meses. Dessa forma, serão aplicadas 800 doses (única), ambas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Estão aptos a participar da campanha os pequenos produtores cadastrados e acompanhados pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
Um dos beneficiados da campanha foi José Cícero Lopes, proprietário da Granja Sonho Meu, localizada no bairro de Sucupira. “Essa vacinação é uma coisa boa porque, antigamente, ninguém via isso. Ainda bem que a Prefeitura está se preocupando em nos ajudar. Isso dá muita segurança para os criadores. Com o nosso gado protegido, acredito que agora vem coisa boa por aí”, comemorou.
Assim como outras doenças bovinas, a brucelose é uma das grandes ameaças para o rebanho e para o homem, mas que pode ser evitada através de procedimentos de prevenção. Essa doença leva à diminuição da produtividade, causando a perda de competitividade nos mercados, vulnerabilidade a barreiras sanitárias e, consequentemente, diminuição da renda do produtor, além de ser uma das principais zoonoses que impacta na saúde pública.
A vacinação é o principal recurso para combater a doença no rebanho e o controle sanitário traz grandes benefícios ao criador, pois favorece o aumento da produtividade geral do rebanho. Além disso, contribui para a saúde pública, produzindo alimentos seguros para a sociedade e protegendo a saúde dos trabalhadores que lidam diretamente na cadeia de carne e leite.
Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a aplicação é realizada por um médico-veterinário contratado pela Prefeitura do Jaboatão, que possui registro no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). Após a vacinação, o profissional fornece o atestado de imunização ao produtor. Para mais informações, o criador pode ligar para o número (81) 99444-2742.
Deixe uma resposta