Destaques Prefeitura de Caruaru, em parceria com a Urban 95, realiza o projeto Arte na Faixa, que são intervenções artísticas lúdicas e interativas em frente a CMEIs e escolas municipais

Prefeitura de Caruaru, em parceria com a Urban 95, realiza o projeto Arte na Faixa, que são intervenções artísticas lúdicas e interativas em frente a CMEIs e escolas municipais


O Programa de Primeira Infância da Prefeitura de Caruaru realiza o projeto Arte na Faixa, que são intervenções artísticas lúdicas e interativas em diversos pontos da cidade. A atividade acontece por meio das Secretarias de Governo (SEGOV), Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), Educação e Esportes (SEDUC) e Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), sob orientação do Estúdio+1, parceiro da Rede Urban 95.

O Arte na Faixa dialoga com o Programa de Educação no Trânsito em algumas datas e eventos anuais, acolhendo e levando o ensino e conscientização sobre o trânsito, de forma divertida para as crianças.

Essa perspectiva lúdica está sendo apresentada em muros e faixas de pedestres, em frente a algumas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com pinturas coloridas que chamam a atenção e retratam o dia a dia escolar e no trânsito. O projeto visa propiciar a segurança viária dos pedestres, como também, consolidar o olhar prioritário da gestão municipal a criança, principalmente, no exercício de seu direito à cidade, desde os primeiros anos de vida.

O projeto Arte na Faixa está atrelado à perspectiva urbanística que vem sendo trabalhada no município, enquanto participante da Rede Urban 95, por meio do Projeto Território CMEI, que compreende a implantação de Parques Naturalizados (já foram elaborados dois: no Monte Bom Jesus e no bairro São José), conectando CMEIs e espaços públicos; e a ativação do entorno desses espaços, ampliando o acesso das crianças e de seus familiares e à cidade e à natureza.

Entendemos e acreditamos que é por meio de ações práticas voltadas à primeira infância, que a cidade pode melhorar efetivamente. Utilizar os CMEIs como polos irradiadores de políticas públicas nas comunidades, incluir a perspectiva de crianças no planejamento e ações da prefeitura, transforma realidades, pois uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos“, reforça o Assessor de Projetos Especiais e representante da Rede Urban95 em Caruaru, Swami Lima.

Urban95

Fundada pela Fundação Bernard van Leer, a Rede Urban95 é uma iniciativa internacional, que trabalha os eixos de espaços públicos e natureza; mobilidade para as famílias; dados; e serviços, na perspectiva dos bebês e crianças pequenas, sendo o 95 uma alusão à altura média de uma criança de trê anos.

A rede atua com consultorias de empresas e especialistas, além de apoio financeiro para as cidades partícipes. Em Caruaru, a Urban95 tem contribuído com a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) – elaborado por nove secretarias do município, aprovada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (COMDICA), e que segue, neste início de 2023, para avaliação na Câmara dos Vereadores.

O desenvolvimento da plataforma Alertas da Primeira Infância – com previsão de utilização gradual nas unidades e serviços do município ainda neste primeiro semestre de 2023, também é uma contribuição da Urban 95.

Outras contribuições são a Mudança de Comportamento – em que se trabalha a campanha do BrincAR LIVRE, desde meados de 2022, e se dá continuidade no ano presente, e os Parques Naturalizados – ou paisagens naturais para o brincar.

Em Caruaru já foi implantado, no Monte Bom Jesus, o primeiro parque naturalizado da cidade, ao lado do CMEI Dom Antônio Soares Costa, e no bairro São José, um pátio escolar naturalizado (na área interna do CMEI José Pinheiro dos Santos Filho) e um parque naturalizado em frente ao mesmo CMEI.

Carlos Peruca 08 fev 2023 - 17:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025
Prefeitura de São Lourenço

Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025
Prefeitura de São Lourenço