Vereador Marco Aurélio Filho comemora edição especial do Viva Guararapes em homenagem ao Brega
Neste domingo (06/11), o Viva Guararapes será temático em homenagem ao Movimento Brega e integra a programação do Novembro Brega, Plano de Políticas Públicas específicas para a valorização do gênero
Nesta terça (01º/11), o Vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) comemorou na Câmara Municipal Recife a edição especial do Viva Guararapes que será realizada neste domingo (06/11) em homenagem ao Brega. A iniciativa marca a primeira ação da Lei do “Novembro Negra”, de autoria do parlamentar, e que instituiu no Calendário Oficial do Recife este mês como marco na valorização do gênero.
“O prefeito João Campos mais uma vez mostra que acolheu o Movimento Brega e que está atento à produção cultural das periferias da nossa Cidade. Precisamos também registrar o empenho de Ana Paula Vilaça, Secretária do Recentro; Pamela Alves, Secretária de Turismo e Lazer, e todo time da Prefeitura do Recife pela importante sintonia com o Poder Legislativo. Isso tem sido fundamental para fazer com que o Novembro Brega saia do papel”, comemora Marco Aurélio Filho.
Ainda segundo o Vereador, o “Novembro Brega” foi uma lei construída por muitas mãos, com muito diálogo e ouvindo toda cadeia produtiva com o objetivo de tornar o Movimento Brega protagonista deste novo ciclo cultural em novembro.
“No início do ano a gente tem o Carnaval, depois nós temos o São João. Em setembro temos o Festival “Recife, Cidade da Música”, uma sugestão nossa também. Agora, o Novembro Brega e em dezembro, o Ciclo Natalino. Assim fazemos com que toda cadeia artístico-cultural da Cidade, em seus diversos gêneros, seja contemplada o ano inteiro”, destaca o Vereador.
Viva Guararapes no Novembro Brega – O “Novembro Brega” é uma lei que integra um Plano de Ação de Políticas Públicas elaborado pelo parlamentar para valorização da identidade sociocultural do gênero. Marco Aurélio Filho, que também é criador do Movimento Respeita Meu Brega, destaca que a expectativa é incentivar não só o poder público a investir no ritmo, mas também o setor privado, além de reaquecer a cadeia produtiva local neste período de fim de ano.
“Nosso objetivo não é só criar uma nova data comemorativa, pois sabemos a importância econômica do setor cultural que representa cerca de 6% das pessoas empregadas no País, isso sem contar os indiretos como os trabalhadores do comércio informal, catadores de material reciclado, costureiras. É muita gente que depende disso para sobreviver”, destaca o Vereador.
Dentro do Novembro Brega estão previstos eventos, palestras, além de um ciclo de festividades e comemorações envolvendo também a iniciativa privada.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Marco Aurélio Filho (PRTB) – Vereador do Recife e Presidente da Comissão do Carnaval, São João e Grandes Eventos da Câmara Municipal do Recife
Fone: (81) 98212-8999
Deixe uma resposta