Desfile Cívico-Militar atraiu multidão ao Centro do Jaboatão dos Guararapes, neste domingo
Milhares de pessoas ocuparam a Avenida Barão de Lucena, no Centro do Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (18), para assistir ao Desfile Cívico-Militar 2022 do município, que celebrou os 200 anos da Independência do Brasil, em clima de festa. O evento não acontecia há dois anos e reuniu integrantes de 58 instituições, entre escolas municipais, estaduais e privadas, servidores públicos, entidades civis, Polícia Militar e Forças Armadas.
“Há 200 anos, o Brasil conseguiu se tornar uma nação livre, graças a homens e mulheres que lutaram para nos libertar da colonização portuguesa. Este momento é uma forma de valorizar nossa história. E homenagear essas pessoas, que nos permitiram construir uma nação com identidade própria. Um Brasil de um povo batalhador, alegre, criativo, solidário”, afirmou o prefeito Mano Medeiros, que dividiu o palco oficial com várias autoridades das Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, vereadores e secretários do município. Além da primeira-dama, Andréa Medeiros.
O desfile foi aberto às 15h, pela Banda da Força Áerea Brasileira e o hino nacional. Toda a solenidade foi traduzida em libras. Alunos de várias escolas do município utilizaram cartazes, estandartes, faixas e banners para defender valores trabalhados em sala, como a solidariedade, compaixão, inclusão, empatia, amor e acolhimento.
Servidores municipais de todas as secretarias participaram do cortejo, apresentando projetos e programas que têm feito a diferença em Jaboatão, inclusive premiados pela ONU, o Jaboatão Prepara e o Coleta Seletiva, que contou com a presença de catadores. O Conviver Mais e programas assistenciais também levaram integrantes bastante animados pela avenida. Até pets marcaram presença com a equipe de Bem-Estar Animal.
Militares das Forças Armadas, da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros eram aguardados com ansiedade pelos presentes, que vibraram com a marcha sincronizada e os veículos operacionais, aos quais se juntaram os da Defesa Civil e Guarda Municipal. Cada grupo que passava era saudado pela população com palmas, gritos de apoio e bandeiras balançando. O representante da entidade recebia um troféu de participação.
Famílias inteiras acompanhavam o desfile. A empolgação das crianças era visível. “Gostei muito! Já disse a minha mãe que quero desfilar”, contou Bárbara, de 8 anos, com um sorrisão no rosto, ao lado da mãe, Tainã Sônia. Janaína Gonçalves foi ao evento com o marido, a mãe e o flho Antony Miguel, de 1 ano. “Acho importante ele ir aprendendo desde cedo a importância dessa data”, salientou ela. O desfile se encerrou às 17h.
Na próxima terça-feira (20), também em comemoração à Independência do Brasil, um novo Desfile Cívico-Militar será realizado em Muribeca. Os participantes irão se concentrar na esquina com a Rua da Matriz e o palanque vai ser montado na Praça da Igreja Matriz. A dispersão será na Escola Barão de Muribeca. Os desfiles são organizados pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio de várias outras secretarias.
Deixe uma resposta