Alunas de ECIMs do Jaboatão conquistam primeiro e segundo lugar em concurso de redação com mais de dois mil participantes do Nordeste
Alunas das Escolas Cívicos-Militares (ECIMs) Natividade Saldanha e Vereador Antônio Januário, localizadas em Cajueiro Seco e Massaranduba, no Jaboatão dos Guararapes, foram premiadas em primeiro e segundo lugar em concurso de redação em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Nesta segunda-feira (12), as estudantes receberam certificados e medalhas em solenidades alusivas à data, realizadas pela manhã e à tarde, nas instituições, com participação de representantes do Ministério da Defesa e do prefeito Mano Medeiros. O concurso teve mais de duas mil redações de seis estados nordestinos.
“Nesta visita técnica, constatamos o nível de maturação do Pecim no Jaboatão e se o prefeito decidir que tenhamos mais Escolas Cívicos-Militares pode contar comigo”, declarou o diretor do Departamento de Pessoal do Ministério de Defesa, Herval Lacerda. “Se depender de mim, vamos continuar avançando com o programa e transformando vidas”, respondeu o prefeito, salientando que foi aluno do Colégio Militar da PMPE e traz boas lembranças da época. Já a secretária de Educação, Ivaneide Dantas, reforçou o empenho da equipe no processo de transição.
A vencedora do primeiro lugar no concurso, Isadora Almeida, 12 anos, disse ter ficado surpresa com a conquista. “É muito importante para mim, é resultado de meu esforço”, declarou. Os pais, Isaías Ferreira de Lima e Ana Paula de Almeida) estavam orgulhosos. Contaram que a filha adora a escola e não gosta de faltar a aula nem mesmo quando está doente. Júlia Amorim, 14, segunda colocada, também estava só alegria. “O dia da independência precisa ser tratado com mais relevância”, defendeu. O tema da redação foi Liberdade, Civismo e Patriotismo.
O Pecim foi implantado em 2019 e, segundo o coordenador regional no Nordeste, coronel Júlio Pontes, já são mais de 200 escolas no país que o adotaram, cinco em Pernambuco. A mudança passa por consulta pública, com professores, pais e alunos antes de acontecer. “Trabalhamos com cinco pilares: civismo, dedicação, respeito, honestidade e excelência”, pontuou. Os pais de Isadora Almeida afirmaram que o clima na escola está muito melhor após a mudança.
Deixe uma resposta