Bruno inaugura centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel e autoriza início da reforma do centro cirúrgico do ISEA
O prefeito Bruno Cunha Lima inaugurou na manhã desta terça-feira, (12), o novo centro cirúrgico e o centro de especialidades do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel, no bairro de José Pinheiro. Na ocasião, ele também assinou ordem de serviço para início imediato das obras do novo centro cirúrgico do Instituto Elpídio de Almeida (ISEA). O investimento total do pacote é superior a R$ 2 milhões
Nesta terça-feira foram entregues ao Hospital Dr. Edgley Maciel quatro novas salas de cirurgia geral eletiva, uma sala de recuperação e pós-anestésico, 25 leitos e um laboratório de análises clínicas. Com o novo centro cirúrgico será possível realizar procedimentos por videolaparoscopia, inclusive cirurgias bariátricas. A capacidade será de até 30 operações por dia.
O novo espaço, viabilizado com recursos do Município, faz parte do eixo de qualificação e expansão dos serviços públicos de saúde da cidade do programa Saúde de Verdade e vai permitir ampliar os serviços de especialidades para a realização de cirurgias eletivas. Entre os procedimentos estão as operações ginecológicas, urológicas, ortopédicas e vasculares, entre outros.
O hospital já realiza pequenas cirurgias, como a retirada de pólipos e sinais e vai aumentar a oferta. A unidade já realiza, inclusive, consultas com angiologistas e procedimentos não-cirúrgicos vasculares e, agora, vai realizar as cirurgias. Também haverá consultas especializadas de cardiologistas, endocrinologistas, anestesistas e nutricionistas, que foram convocados através do concurso público e vão atuar na unidade.
“Este equipamento foi estruturado com equipamentos de ponta e vai garantir a realização de dezenas de procedimentos diariamente, com a garantia de internação pós-cirúrgica na própria unidade hospitalar, já que reestruturamos também os leitos e a clínica médica do hospital”, afirmou o prefeito.
Outras melhorias
O Hospital Dr. Edgley Maciel já vem passando por uma transformação no atual governo municipal. Há um ano foi inaugurada a UTI do idoso, com 10 leitos geriátricos de alta complexidade e uma ala, com 30 enfermarias. A emergência também foi reformada e duplica o número de atendimentos diários na unidade hospitalar.
A estrutura de hemodiálise também foi completamente renovada, com 25 máquinas novas que aumentaram em até 150% a capacidade de atendimento dos pacientes de nefrologia. As poltronas também foram substituídas por assentos mais confortáveis. A ala de saúde mental, que atende e interna pacientes de psiquiatria, também foi revitalizada e ampliada para 27 leitos e deve passar por nova reforma nos próximos dias. Com isso, o hospital terá toda a sua estrutura recuperada e modernizada.
ISEA
Na solenidade, o prefeito também assinou a ordem de serviço para a construção do centro cirúrgico, reforma da sala de parto e ampliação das alas de internação do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). O investimento será de quase R$ 1 milhão.
“Vamos, a partir dessa medida, tornar mais dignas as condições de parto cirúrgico e, inclusive, internar separadamente as mães que tiveram seus filhos daquelas que perderam a gestação para que estas não sejam atingidas psicologicamente por verem as mães com seus filhos no braço no mesmo espaço logo após terem perdido suas gestações”, disse o prefeito.
A maternidade recebeu, no mês passado, uma máquina nova de ultrassonografia e já vem passando por inúmeros outros investimentos, inclusive com a construção de uma UTI semi-intensiva de dez leitos e a reforma do berçário intermediário, além da abertura da ala UNIDOS e da reativação do Centro de Parto Normal.
Hospital Pedro I
Paralelamente, o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I também passa por reforma no seu centro cirúrgico e, ao final, terá mais cinco salas de cirurgia. O objetivo, com isso, é criar uma rede hospitalar municipal autossustentável para a realização de cirurgias eletivas.
Hospital da Criança e do Adolescente
O prefeito também citou, durante a solenidade de inauguração, o esforço da gestão para concluir as obras do novo Hospital da Criança e do Adolescente, no bairro Dinamérica, que devem ser retomadas ainda este ano. Contudo, ele citou o trabalho feito de expansão dos atendimentos pediátricos no atual prédio do HCA, na realização de cirurgias infantis na Clipsi e de consultas pediátricas no Centro de Saúde Francisco Pinto.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade o fundador do Hospital, Dr. Edgley Maciel, que empresta o seu nome à unidade hospitalar; o presidente da Câmara de Vereadores, Marinaldo Cardoso; a vereadora Fabiana Gomes, membra da Comissão de Saúde da Câmara; além dos vereadores Saulo Germano, Aldo Cabral, Ivonete Ludgério, Balduíno Neto, Rui da Ceasa, Waldeny Santana, Hilmar Falcão e Frank Alves.
Deixe uma resposta