Agreste Projetos agroecológicos em Casinhas e João Alfredo recebem a visita da coordenação da ONG  sabiá

Projetos agroecológicos em Casinhas e João Alfredo recebem a visita da coordenação da ONG sabiá


O Centro Sabiá, organização que soma quase 30 anos de trabalhos em quatro regiões do estado de Pernambuco, tem com o Agreste uma relação especial: foi no município de Bom Jardim que realizaram-se as primeiras ações ligadas à agroecologia e convivência com o semiárido, principais bandeiras da instituição. De olho nessa perspectiva de olhar para o passado e planejar o futuro, o coordenador da ONG, o biólogo Alexandre Pires, chega nesta terça, 22/3, a Casinhas e João Alfredo para verificar os resultados de alguns dos projetos já realizados e debater os desafios da agroecologia para o semiárido.

“Ir aos territórios para conversar com nossa equipe e com as famílias agricultoras percebendo os impactos do trabalho na vida das pessoas é fundamental para reafirmarmos nossas estratégias, mas também para sentir quais outras demandas”, explica Alexandre. Enquanto em Casinhas 27 famílias receberam assistência técnica e extensão rural pela ONG nos últimos anos com foco em agroecologia, outras 25 foram atendidas na mesma modalidade, dentro do Programa Dom Helder Câmara. A organização ainda articulou a construção de 353 cisternas e 3 casas de sementes.

Já em João Alfredo foram 493 cisternas articuladas e 43 famílias em situação de vulnerabilidade social com assistência técnica e extensão rural dentro do Programa Dom Hélder Câmara e fomento do fundo rotativo solidário (FRS), ação onde uma família recebe apoio financeiro para desenvolver determinada atividade econômica (o fundo é rotativo porque conforme a primeira família paga todas as parcelas do “empréstimo”, uma segunda família recebe esse valor pago e desenvolve também uma outra atividade econômica). Ambas as cidades ainda receberam doações de cestas agroecológicas durante a pandemia.

Juliany Maria 23 mar 2022 - 8:26m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025

Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025