Com presença de Bolsonaro, Exército lança pedra fundamental de nova escola para sargentos de carreira, em Paudalho
Foi lançada, nesta quarta-feira (23), a pedra fundamental da Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército, que será construída em Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco (veja vídeo acima). A solenidade contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), que chegou ao local em um helicóptero, às 10h20.
A nova escola deve ocupar uma área de 75 mil metros quadrados no distrito de Aldeia, numa região que abrange sete municípios do Grande Recife e da Zona da Mata. O investimento é R$ 1,8 bilhão, sendo R$ 320 milhões do governo do estado.
Em 2021, Pernambuco apresentou um projeto ao Comando do Exército para trazer ao estado a nova escola. Em outubro do ano passado, foi feito o anúncio do Alto Comando após um processo de seleção que durou dois anos. As cidades finalistas foram o Recife, Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS).
Às 11h, Bolsonaro discursou por pouco mais de quatro minutos. Ele lembrou passagens por Pernambuco nos tempos de cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e contou que a escolha do estado para a escola de sargentos foi técnica e “longe de ser política”.
“Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais que tudo, ganha nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo. […] O Nordeste cada vez mais se apresenta para nós brasileiros como local de berço de futuros sargentos do nosso Exército”, disse.
O presidente falou, ainda, sobre o lema de governo “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, utilizado por ele durante a campanha.
“O ‘Brasil acima de tudo’ vem do início do século passado. E o ‘Deus acima de todos’ vem da grande formação da maioria da nossa população, que é cristã aqui no Brasil. Assim sendo, parabéns a todos, ao nosso Brasil e viva nosso Nordeste”, declarou.
Atualmente, a formação dos sargentos de carreira ocorre em estabelecimentos de ensino militar localizados em diferentes guarnições do Exército. A nova escola, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), deve centralizar o curso e otimizar os recursos, segundo as Forças Armadas.
Em seu discurso, o comandante do Exército, general Paulo Sergio, falou que a instalação da nova escola, além de trazer benefícios à formação dos sargentos, também deve impulsionar a economia local, já que aspirantes de todo o país virão para o estado.
“Nesses quase 400 anos de história, o Exército tem demonstrado à sociedade brasileira sua capacidade operacional e seu compromisso com a defesa da soberania e do território do Brasil”, disse o general Paulo Sergio.
Chefe do departamento de Educação e Cultura do Exército, o general André Luiz Novaes Miranda afirmou que a previsão é de que a construção da escola comece em dois anos. A finalização da obra deve ocorrer em dez anos, quando, segundo ele, deverão viver cerca de 8 mil pessoas na estrutura, estudando e trabalhando no local.
“Estamos dando vários passos para melhorar a formação dos sargentos, que era de um ano, passou para dois anos, agora virou um curso tecnólogo, é um curso superior, e vamos dar o próximo e definitivo passo, que é construir uma escola aqui na região do Recife, em Pernambuco, no Nordeste brasileiro, mas nós vamos centralizar, vamos melhorar os processos”, declarou.
A nova escola de formação vai contar com campo de tiro, vila militar e vila olímpica. Quando ela estiver pronta, a previsão é de que ocorram 2,4 mil formaturas de sargentos de carreira por ano. O curso de sargento dura cerca de dois anos.
A cerimônia foi encerrada às 11h05. De Pernambuco, Bolsonaro segue, à tarde, para Quixadá (CE), onde também cumpre compromissos da agenda presidencial. À noite, ele retorna para Brasília.
Deixe uma resposta