Saúde Saiba quais foram as principais ações contra a Covid-19 realizadas pela Prefeitura do Paudalho

Saiba quais foram as principais ações contra a Covid-19 realizadas pela Prefeitura do Paudalho


A pandemia do coronavírus afetou diversos âmbitos da sociedade, principalmente, a saúde da população e o setor econômico-social. Como forma de prestar apoio aos paudalhenses durante a crise sanitária que o país enfrenta, a Prefeitura do Paudalho adotou uma série de medidas contra a COVID-19 que vêm sendo aplicadas desde o ano de 2020. Confira abaixo uma linha do tempo com cada uma das ações:

Março de 2020

As medidas preventivas foram iniciadas no primeiro semestre de 2020, período em que a pandemia despontou no Brasil. Em 17 de março daquele ano, a Prefeitura criou o Comitê de Enfrentamento da Crise-Coronavírus (CECC) e publicou o Decreto Municipal Número 122, documento oficial que reuniu medidas restritivas como a proibição de aglomerações e a suspensão dos comércios não essenciais.

Nesse mesmo mês, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) realizou a entrega do Benefício Eventual Cesta Básica, ação que teve como objetivo garantir suprimentos aos trabalhadores informais do município, como ambulantes de São Severino dos Ramos e mototaxistas.

Abril de 2020

Em abril, uma parceria com a Cooperativa de Costura e Confecção proporcionou a entrega de  120 mil máscaras de tecido à população local. Cada cidadão recebeu duas unidades do acessório. A Prefeitura também reforçou a limpeza das ruas e demais espaços públicos por meio de um cronograma de higienização e dedetização. Outra importante medida foi a instalação de lavadores na cidade.

Também ocorreu o lançamento da Campanha Paudalho Solidário e, por meio da colaboração de vários paudalhenses, 250 kits compostos por produtos de higiene e limpeza foram arrecadados. Os donativos foram entregues no dia 23 de abril a pessoas em situação de vulnerabilidade social e para o Abrigo Cazuza Pinheiro. No mesmo mês, através da Secretaria de Educação (SEDUC), a Prefeitura iniciou a distribuição dos Kits Merenda para alunos da Rede Municipal de Ensino.

Para ter um contato efetivo e direto com o público, a Prefeitura disponibilizou o canal de atendimento via WhatsApp Conecta Paudalho. Por ele é possível tirar dúvidas, ter acesso aos serviços oferecidos pelo Governo Municipal e demais informações. Além desse canal de comunicação, a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) disponibilizou o Atendimento Serviço Social Municipal, pelo número (81) 99958-0644, e o Atendimento Psicólogo Municipal (81) 9 9988-0029, ambos com funcionamento on-line.

Maio de 2020

Em maio, a Prefeitura do Paudalho implementou o Plano de Ação COVID-19 Corredor Bancário com o objetivo de organizar as filas para saque do auxílio emergencial. Também foram disponibilizados Plantões de Saúde onde ambulâncias e profissionais habilitados ficaram à disposição para atender emergências no local.

Junho de 2020

Com a finalidade de dar prosseguimento ao processo de aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino, em junho de 2020, a Secretaria de Educação (SEDUC) lançou a plataforma de aprendizagem on-line Educa na Web. Já a SEDAS realizou a entrega do Benefício Eventual Natalidade, onde foram distribuídos Kits Enxoval no domicílio de usuárias cadastradas.

Naquele período também foi inaugurada a Ala exclusiva para o tratamento de pessoas com a COVID-19 no Hospital Municipal de Paudalho. Na unidade foram disponibilizados 30 leitos, uma sala vermelha e três novas ambulâncias. Além disso, 70 novos profissionais da área de saúde foram contratados para o atendimento dos pacientes.

Foto: Isak de Castro/PMP.

Julho de 2020

Foto: Josué Júnior/PMP.

A pandemia da COVID-19 afetou diretamente o setor de eventos e turismo, o que fez com que pessoas que trabalham no ramo artístico perdessem grande parte ou até mesmo o valor total de sua renda. Como forma de valorizar os artistas do município, em julho de 2020, a Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude, Turismo e Lazer iniciou o cadastro de trabalhadores da área artística e cultural para o repasse de recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Um avanço na área da saúde foi a parceria da Prefeitura com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Por meio dela a população passou a ter acesso a um modelo de teste rápido da Covid-19. Denominado Heg.IA, o modelo é uma tecnologia de alta precisão que funciona por meio de exame de sangue e Inteligência Artificial.

Campanha de Vacinação 

No Brasil, a campanha de vacinação contra o Covid-19 foi iniciada em 2021. A primeira remessa das vacinas chegou em Paudalho no dia 19 de janeiro. O Governo do Estado de Pernambuco enviou à Secretaria Municipal de Saúde 323 doses da CoronaVac, vacina criada pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório Sinovac Biotech. Durante a primeira etapa da campanha, a prioridade foi dos profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente na luta contra o coronavírus.

Logo em seguida, foi a vez dos idosos residentes do Abrigo Cazuza Pinheiro e dos profissionais que trabalham na instituição serem imunizados. Com o recebimento de novas 360 doses da vacina, a Secretaria de Saúde iniciou, no dia 29 de janeiro, a aplicação em munícipes a partir dos 85 anos de idade. A partir dessa fase a imunização começou a ser realizada com base no número de pessoas pré-cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com registro feito por um agente comunitário de saúde (ACS).

A campanha prosseguiu por faixa etária e, em março, os idosos a partir dos 80 anos começaram a ser atendidos. A ação de enfrentamento à pandemia mais recente realizada pela Prefeitura do Paudalho foi a inauguração do sistema drive-thru, que foi iniciado junto a imunização dos idosos a partir dos 70 anos de idade. Atualmente, a vacinação está ocorrendo para a faixa dos 63 anos ou mais.

Do portal da prefeitura do Paudalho

Juliany Maria 07 abr 2021 - 19:15m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA