Cotidiano Governo entregou 10 mil quentinhas para pessoas em situação de rua

Governo entregou 10 mil quentinhas para pessoas em situação de rua


Desde o dia 1º de abril, pessoas em situação de rua e em comunidades em vulnerabilidade social receberam refeições prontas, preparadas no mesmo dia. A aquisição dos insumos, produção dos alimentos, montagem da quentinha, distribuição e entrega foi fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Armazém do Campo. A oferta de refeição com equilíbrio nutricional e rigor sanitário é possível pela união do Governo do Estado, instituições da sociedade civil e iniciativa privada. Parte dos alimentos foi doada pela Associação Avícola de Pernambuco (AVIPE) e pela Associação Pernambucana dos Supermercados (APES).

Cada embalagem tem cerca de 750 gramas de segurança alimentar. Logo, foram 7,5 toneladas de refeições, que todos os dias foram carregadas pelo Governo do Estado para o Armazém do Campo. O pessoal do Armazém fez a distribuição junto aos coletivos que trabalham atendendo às pessoas em situação de rua.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, considera a união de esforços muito importante, nesse momento em que a pandemia repercute de forma grave junto às pessoas em vulnerabilidade social. “O Pernambuco pela Prevenção é uma operação com compromisso com estas pessoas, considerando prioritário o apoio aos que mais precisam”, disse Cloves Benevides.

MÁSCARAS – Além da entrega de quentinhas, o Pernambuco pela Prevenção também distribui máscaras de proteção, álcool em gel e informações nos terminais de passageiros da Região Metropolitana. Desde o dia 1º, foram visitados os terminais de Macaxeira, Caxangá, CDU, Barro, Cais de Santa Rita, Afogados, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu e Pelópidas. Nos 25 terminais metropolitanos, foram distribuídas 102.250 máscaras.

Desde o início de março, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas já oferta máscaras de proteção, álcool em gel também em municípios do interior do Estado, no dia de feira livres, em todo o entorno do comércio popular. As feiras representam um dia de comércio essencial e popular. Em março e abril, 76 mil máscaras foram distribuídas nestas ações.

PROTEÇÃO – O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e com estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.

Juliany Maria 10 abr 2021 - 18:37m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA