Fundaj lança campanha em parceria com a CUFA para arrecadação de donativos
Projeto Fundaj Solidária distribuirá os itens arrecadados para as famílias em situação de vulnerabilidade social do estado. Trinta por cento do volume arrecadado será doado à classe artística
A pandemia da Covid-19 fez com que o número de pessoas em vulnerabilidade social aumentasse. Para levar conforto a essas famílias, a Fundação Joaquim Nabuco lança a campanha Fundaj Solidária. Em parceria com a Central Única das Favelas Pernambuco (CUFA-PE), a campanha arrecadará donativos como alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal, roupas, colchões e cobertores.
Os donativos serão destinados às famílias de oito municípios da Região Metropolitana do Recife. A CUFA tem 24 mil famílias em vulnerabilidade social cadastradas e ficará responsável por elencar as favelas com maiores índices de vulnerabilidade social. “Essa campanha que reafirma o compromisso da Fundaj com as questões sociais. As coordenações de Serviços Gerais e de Comunicação Social estão envolvidas na arrecadação e contamos com a população para ajudar os pernambucanos”, destaca Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco.
A campanha distribuirá 30% dos donativos arrecadados para artistas, grupos de cultura popular e profissionais da área técnica de casas de festas e eventos no estado, grupo que tem papel fundamental nas atividades, ações e projetos da Fundaj.
“Pernambuco tem uma das culturas mais vivas, pulsantes e diversas no país, que foi muito afetada pela chegada da Covid-19. Não se pode falar de preservação e perpetuação da cultura sem interligar com as favelas, pois lá é onde se resiste e reside a maioria dos brinquedos e brincantes”, explica Altamiza Melo, presidente da CUFA Pernambuco.
CUFA
A Central Única das Favelas nasceu há 20 anos e atua por todo o Brasil assistindo famílias das favelas e promovendo projetos alinhados aos interesses das classes populares. Em Pernambuco, a organização já é uma realidade em 300 comunidades, atendendo a 24 mil famílias espalhadas na Região Metropolitana do Recife. De acordo com uma pesquisa do DataFavela (parceria da CUFA com o Instituto Locomotiva), quase sete em cada dez pessoas que vivem em comunidades no Brasil tiveram piora em sua alimentação em 2021, como efeito colateral da pandemia.
Solidariedade
Este é o segundo ano que a ação beneficente da Fundaj acontece. Em julho de 2019, cerca de 100 famílias das comunidades Vila Vintém, na Linha do Tiro, e Beira Rio, em Olinda, receberam os donativos. Os itens podem ser doados nos três campi da Fundação Joaquim Nabuco – Derby, Casa Forte e Apipucos – e no Engenho Massangana – Cabo de Santo Agostinho – em qualquer horário, de domingo a domingo.
Confira os endereços:
Engenho Massangana
PE 60 – Km 10, 54500-000, Cabo de Santo Agostinho
Fundação Joaquim Nabuco Derby
Rua Henrique Dias – 609, Derby, 52010-100, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Casa Forte
Avenida Dezessete de Agosto – 2187, Casa Forte, 52061-540, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Apipucos
Rua Dois Irmãos – 92, Apipucos, 55071-440, Recife
Deixe uma resposta