Política PL Augusto Coutinho para teste do pezinho ampliado no SUS vai a votação

PL Augusto Coutinho para teste do pezinho ampliado no SUS vai a votação


A Câmara aprovou o pedido do deputado Augusto Coutinho para que projeto, de autoria dele, que institui o teste do pezinho ampliado em do sistema de saúde público vá a votação em regime de urgência.
“O projeto que apresentei amplia de seis para mais de 50 as doenças detectadas pelo teste do pezinho oferecido no SUS. Nós fizemos ações específicas para ganhar celeridade, juntando o meu projeto a outros projetos e o texto agora vai para votação com a relatoria da deputada Marina Santos que é o do meu partido”, explicou o deputado Augusto Coutinho.

Atualmente apenas a rede privada oferece o exame do teste do pezinho ampliado. O preço deste exame varia entre R$ 200 e R$ 400 dependendo do local. O PL em questão é o de número 5106/2020.

Na versão ampliada do teste estão inclusos exames de sorologia para detecção de doenças infecciosas, como toxoplasmose congênita, Citomegalovírus, Sífilis congênita, Doença de Chagas e HIV.

“Garantir esse exame ampliado no SUS é uma política pública de saúde. O teste do pezinho é parte da triagem neonatal. Este é o principal exame preventivo para investigar doenças raras”, acrescentou Augusto Coutinho.

Mais de 13 milhões de brasileiros têm alguma doença rara. As doenças raras têm caráter progressivo e degenerativo, ou seja, quanto mais tarde o tratamento começar, mais comprometida é a vida da pessoa. Deste modo, o tratamento precoce é fundamental porque, feito na primeira infância, leva a cura ou ao não desenvolvimento de sintomas.

Carlos Peruca 03 mar 2021 - 9:24m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025
Prefeitura de São Lourenço

Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025