Joel da Harpa pede inclusão de bombeiros no grupo prioritário de vacinação
Projeto de Lei inclui no bombeiros militares que trabalham no resgate no grupo prioritário Fase 1 do Programa Emergencial de vacinação para o combate e erradicação do vírus COVID-19, no estado de Pernambuco. A proposta está em análise na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e foi apresentada pelo deputado Joel da Harpa.
Para o parlamentar, os bombeiros que atuam no resgate têm fundamental importância no combate à pandemia, ao estarem na linha de frente das ações, estando expostos ao vírus, mesmo seguindo os protocolos, atuando em hospitais, residências e “em contato com famílias e ambientes com alta possibilidade de contaminação”, completa.
Joel destaca ainda que o Ministério da Saúde incluiu profissionais de segurança e salvamento como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 no Plano Nacional de Imunização. A medida foi determinada por meio de duas notas técnicas e atende a uma solicitação da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol).
Devem ser atendidos prioritariamente, além dos policiais civis, os policiais federais, militares, rodoviários, bombeiros militares e civis e guardas municipais. Eles se somam aos profissionais da saúde, que estão sendo vacinados prioritariamente dentro do plano nacional.
Deixe uma resposta