Saúde PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #196

PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #196


O arquipélago de Fernando de Noronha inicia o processo de reabertura para o turismo a partir de 1º de setembro, quando começam a ser permitidas as visitas de turistas que tiveram diagnóstico de Covid-19 e já estão comprovadamente curados. Antes do desembarque o turista deverá apresentar os exames, seja o RT-PCR positivo realizado há mais de 20 dias, seja o exame sorológico (IgG) positivo, que indica a presença de anticorpos contra o novo coronavírus. Os exames serão encaminhados à Administração, juntamente com o pagamento da Taxa de Permanência (TPA), que a partir de agora só será feito online.

A partir de segunda-feira (31), podem reabrir o comércio de praia e também museus e espaços de exposições na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. A medida representa o avanço para a Etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19 nos municípios da Macrorregião de Saúde 1. As prefeituras terão que fiscalizar o respeito aos protocolos. Haverá uma área de 4m x 4m para cada conjunto com um guarda-sol e quatro cadeiras e é obrigatório o uso de máscaras. A liberação do comércio de praia vai beneficiar uma comunidade de 35 mil pessoas — só entre o Recife e Jaboatão serão 815 pontos de comércio.

Na Macrorregião de Saúde 2, os municípios da 4ª Geres, cuja cidade-polo é Caruaru, avançam para a Etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19. Serviços de alimentação e shopping centers poderão estender seu horário de funcionamento até 22h — duas horas mais tarde que o status atual.

Também na Macrorregião 2, municípios da 5ª Geres, cuja cidade-polo é Garanhuns, continuam na Etapa 6 do Plano de Convivência. Na região, já podem funcionar os serviços de alimentação, com 50% da capacidade, além das academias de ginástica, feira e Polo de Confecções, sempre com novos protocolos. Também está autorizada a reabertura dos shoppings e comércio varejista de rua, com limite de 10 metros quadrados para cada cliente.

Também não haverá avanço das regras de flexibilização, na próxima semana, para as Macrorregiões 3 e 4, que contemplam as seis regionais de saúde das cidades do Sertão. As 4ª, 10ª e 9ª Geres – que têm como cidades polo Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente – seguem na Etapa 6. A Macrorregião 4 permanece dividida: a 7ª e a 8ª Geres, nas regiões de Salgueiro e Petrolina, respectivamente, continuam na Etapa 6, enquanto a 9ª Geres, em Ouricuri, permanece na Etapa 4.

Entre os indicadores que balizam o processo de retomada econômica, está a taxa de contágio – número médio de pessoas para quem cada pessoa infectada transmite a doença. Atualmente a média estadual está em 0,87. Apesar do dado variar de acordo com a região, nenhuma delas está acima de 1 em Pernambuco.

CORONAVÍRUS: Mais 1.069 casos de Covid-19 foram confirmados nesta quinta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A maioria deles (95%) é leve, ou seja, não demandou internamento hospitalar. Pernambuco conta, agora, 122.147 registros confirmados doença, sendo que 84% (102.683) desses são de pessoas já curadas.

Carlos Peruca 28 ago 2020 - 8:46m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA